Baixar documento em PDF

ATA DA VISITA DOS VEREADORES A ETE- ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Aos 23 (vinte e três) dias do mês de maio de 2018, às 09:00  (nove horas), na ETE- Estação de Tratamento de Esgoto, nesta cidade, reuniram-se os seguintes Vereadores: Carlos Roberto Almeida Silva, Dr. Gildásio Teles Silva, Márleo Araújo Marques, Dra. Aline (Assessora Jurídica da Câmara   Municipal), Laís Nayara Marques (Secretária da Câmara Municipal), além dos funcionários da COPASA, Sr. Olendino Judith Morais (engenheiro), Sr. Walter Luiz (supervisor de tratamento de esgoto) e outros dois funcionários.

Para espanto dos Vereadores, lá chegando, foram informados por dois funcionários da COPASA que lá estavam, que a ETE à noite passada tinha sido furtada, onde os criminosos tinham subtraídos grande quantidade de fios de cobre para fins de mercancia, no mercado negro.  O fato do furto com a subtração de fios de cobre inviabilizou o funcionamento de alguns equipamentos. Durante a visita à ETE, os Vereadores bem como os demais funcionários da Câmara foram muito bem recebidos pelos funcionários da COPASA. Os Vereadores puderam constatar que o procedimento do tratamento de esgoto, a grosso modo, passa por três etapas de depuração, até ser lançado no rio que passa próximo à Estação de Tratamento. Na ocasião da visita o engenheiro e o encarregado da COPASA informaram aos Vereadores que no local onde está instalado a ETE existe espaço físico para sua expansão, caso haja necessidade. Os Vereadores constataram que inobstante a COPASA ter desembolsado numerário significativo para fins de construção da rede de esgoto, os custos fixos para a manutenção da ETE são pequenos. Outro fato que chamou a atenção dos Vereadores foi à ausência de segurança à noite para vigiar, guardar e proteger a ETE como um todo (Estação de Tratamento englobando os equipamentos). Os Vereadores estiveram observando, a olho nu o despejo da água proveniente do esgoto após seu tratamento. Puderam observar tendo como parâmetro a composição da água ao chegar a Estação de Tratamento e sua saída para o rio que passa próximo, uma depuração altamente significante de sua impureza, evitando-se assim alta contaminação do rio em como poluição da natureza, o que justifica a continuidade da Estação de Tratamento de Esgoto em nosso Município. Durante a visitação o Vereador Dr. Gildásio requereu ao engenheiro e supervisor da COPASA que fosse enviado formalmente à Câmara de Vereadores o levantamento realizado pela companhia de saneamento sobre o percentual de residências que estão ligadas à rede de tratamento de esgoto do Município de Jaboticatubas. Também foi requerido pelo Vereador Dr. Gildásio, informação no sentido de qual é o percentual de tratamento do esgoto coletado pela rede. Esses requerimentos feitos pelo Vereador Dr. Gildásio devem ser informados oficialmente pela COPASA à Câmara dos Vereadores de Jaboticatubas. Por fim, por se tratar de patrimônio do povo, esta Câmara Municipal orienta a COPASA no sentido de colocar segurança à noite na ETE, para evitar a subtração de equipamentos instalados na Estação de Tratamento, como puderam observar os Vereadores no dia da visitação, a ocorrência de furto na rede.

Nada mais havendo a tratar, o engenheiro Olendino Judith declarou encerrada a Reunião, agradecendo a presença de todos. Assim, lavrou-se presente ata que depois de lida e aprovada, será assinada pelos membros da Comissão Especial (Visita à ETE).

  • Carlos Roberto Almeida Silva
  • Gildásio Teles Silva
  • Márleo Araújo Marques

Envie sua mensagem

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.